Quem se interessa por Segunda Guerra precisa dar um pulo na Alemanha para ter a melhor aula de história da vida. Em Berlim, dá para ter um pouco de noção ao visitar o Portão de Brandenburgo, o Muro, o memorial do Holocausto e o campo de concentração de Oranienburg.
Aqui em Munique, onde o partido nazista deu os primeiros passos, também é possível conhecer lugares que serviram de palco para o que iria se tornar um dos episódios mais chocantes da história contemporânea.
Caminhando pelos arredores do Englisch Garten, visitei a universidade de Munique, onde Sophie Scholl, junto com seu irmão e um universitário, jogaram panfletos com mensagens anti-nazistas. Eles foram pegos e mortos pela Gestapo.
Conheci a história de Sophie por meio do filme Uma Mulher Contra Hitler (Sophie Scholl – Die letzten Tage)
Quando entrei no hall da Universidade, antes mesmo de saber que o occorido tinha sido ali, em meio aquelas paredes, àquele saguão, minha memória se aguçou por causa do filme. Foi impressionante estar num lugar em que ocorreu um capítulo da história que ainda representa uma lição de coragem e heroísmo para todo mundo, independente do passar do tempo.
Homenagem a Sophie e Hans Scholl e Christoph Probst, estudantes universitários como eu e você.
Hall da Universidade
Sophie, interpretada pela minha xará Julia Jentsch
domingo, 11 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Bah, que massa! Esse filme é muito legal, por ser uma história verídica, no tempo que ser universitário era algo que podia mudar mesmo alguma coisa.
Legal é que eles gravaram na universidade mesmo... Tri
muito massa mesmo! adorei esse filme! já vi q, lendo o teu blog, terei de separar mais dias pra Alemanha na minha próxima trip! ;) bjs
Julia, que legal o blog. Vou acompanhá-lo. A História nas ruas é uma das coisas mais legais da Alemanha. Bjos! :)
Esse filme é muito bom! Nossa que emocionante essas peredes devem der muitas histórias pra ocntar. Que lugar lindo, é muito mais que uma universidade. :*
Postar um comentário